Prefeito de Poços de Caldas anuncia três novos secretários

POÇOS DE CALDAS [ ABN NEWS ] — O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço anunciou, nesta quinta-feira (3), mais três secretários que comporão a nova equipe de governo, nas áreas de Planejamento, Projetos e Obras Públicas e Defesa Social. O anúncio foi feito no gabinete, com a presença da imprensa, vereadores, secretários e convidados.

A arquiteta Gina Beatriz Rende assume, a partir do dia 21 de janeiro, a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Durante este período, a pasta será ocupada interinamente pela geóloga Ângela Maria Martins Marques dos Santos.

Formada em Arquitetura pela UFMG, com mestrado Pianificazzione Urbanística Aplicatte Alle Aree Metropolitane pela Università Degli Studdi di Roma e pós-graduada em Planejamento Estratégico pela PUC Minas, Gina Rende foi titular da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano da Prefeitura de Belo Horizonte, de fevereiro de 2011 a julho de 2012; titular da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, entre os anos de 2002 e 2009 e diretora presidente da empresa de consultoria GAU – Grupo de Assessoria Urbana. Já Ângela Marques, graduada em Geologia pela UNESP, com mestrado em Geociências pela USP e especialização em Ensino pela UNICAMP, passará a integrar os quadros da Secretaria de Planejamento.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço reafirmou a importância fundamental do planejamento para a administração 2013/2016. “Quando falamos dos nossos princípios de governo, dissemos que o Planejamento seria o coração da administração, porque uma cidade sem planejamento não anda. Chegamos a pontos que, hoje, são perceptíveis para todo mundo, por exemplo, na questão do trânsito, que precisa de uma mudança muito grande, e na questão ambiental, onde já passamos a enfrentar sérios problemas, cujo exemplo clássico é a dificuldade ocasionada até por chuvas médias. Retomar o planejamento da cidade é uma questão estratégica para nós e, por isso, fomos buscar uma pessoa de muita competência. O currículo da Gina já demonstra que é uma profissional muito técnica, que vem para somar e vamos fazer um grande trabalho”, enfatizou.

Já a também arquiteta Carmem Lúcia Junqueira Arantes, que integrou a Comissão de Transição de Governo, será a titular da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas. Natural de Belo Horizonte, é formada em Arquitetura pela UFMG, com especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela PUC de Campinas. É arquiteta da Caixa Econômica Federal, atuando na Gerência de Desenvolvimento Urbano de Poços de Caldas desde 2003. Interinamente, a pasta ficará a cargo da engenheira civil Cibele Melo Benjamim, que integra o quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e já ocupou os cargos de secretária de Planejamento, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Projetos e Obras Públicas.

O prefeito anunciou, ainda, o advogado Dalmo Luiz Roumie da Silveira como secretário de Defesa Social. Formado em Direito pela Unifenas, foi vinculado como advogado do Sindicato dos Empregados no Comércio de Poços de Caldas de 2004 a 2008. É advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Andradas e Caldas desde 2009.

Expectativas

Para a nova secretária de Planejamento, Gina Rende, os desafios são grandes. “A cidade ficou muito tempo sem fazer importantes intervenções, principalmente na área ambiental, e temos a expectativa de conseguir reverter um processo que já começa a dar sinais de problemas graves, com inundações e outras dificuldades, como a falta de infraestrutura em alguns bairros”, avaliou.

A futura titular da pasta de Projetos e Obras Públicas, Carmem Lúcia Junqueira Arantes, acredita que a secretaria precisa de investimentos em equipamentos. “O principal desafio da secretaria é uma reestruturação geral da máquina. As coisas foram acontecendo e, hoje, diagnosticamos a falta de equipamentos e de suporte para os próprios funcionários trabalharem”, defendeu.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço alertou que o objetivo da nova gestão é reestruturar o organograma de governo, o que incluirá modificações na Secretaria de Defesa Social. “A Secretaria de Defesa Social apresenta dificuldades entre as quais o Departamento de Trânsito, que nós entendemos que deveria estar afeto ao Planejamento. O organograma hoje está um tanto quanto desatualizado, de acordo com as demandas atuais da Prefeitura, mas esta é a Lei que temos e precisamos, neste momento, dar mobilidade para essas áreas”, informou.

Dentro desta perspectiva, o secretário Dalmo da Silveira, afirmou que a secretaria está dividida, basicamente, entre a política do município em relação à segurança pública e ao trânsito e que deve prestigiar os servidores de carreira para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Read more Prefeito de Poços de Caldas anuncia três novos secretários

Esta entrada foi publicada em Notícias MG, Poços de Caldas e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.