Novo Mineirão Saiba mais sobre o novo estádio reinaugurado

O novo Estádio do Mineirão ficará aberto para visitas neste sábado (22) e domingo (23)

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — Depois de um processo de reforma e modernização de quase três anos, o novo Mineirão foi conhecido pelo público nesta sexta-feira (21). Foram ofertados 15 mil ingressos à população em troca de alimentos não perecíveis. A secretaria de Copa de Minas ofertou mais cinco mil e, dessa forma, cerca de 20 mil pessoas puderam conheceram as instalações da nova arena.

Foram separadas 20 mil entradas para cada dia. O Mineirão é o segundo estádio entregue para a Copa das Confederações Fifa 2013 e para o Mundial de 2014. A Arena Castelão, em Fortaleza, ficou pronta em 16 de dezembro.

Novo Mineirão

Tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte, a fachada do Mineirão não sofreu alterações em relação ao projeto anterior, inaugurado em 1965. Entretanto, quem estava acostumado com o antigo estádio encontrará uma grande diferença na área externa: foi construída uma esplanada com 80 mil m² e capacidade para 65 mil pessoas, planejada para ser um espaço de convívio social, além de abrigar atividades de lazer, cultura, esporte, ente outros.

O estacionamento do estádio tem 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas. Pessoas com deficiências, bombeiros, viaturas policiais, motos, bicicletas e veículos de carga e descarga têm 255 vagas reservadas. O estádio tem oito elevadores e duas rampas de acesso. A entrada será controlada por 106 catracas eletrônicas.

Três mil operários trabalharam na obra no momento de pico. Desses, 82 tiveram a carteira assinada pela primeira vez, 103 são mulheres e 46 detentos que tiveram a pena reduzida em troca do trabalho no Mineirão.

Com isso, na área interna, o Mineirão é praticamente outro. O gramado foi rebaixado em 3,4 metros para aprimorar a visibilidade. O campo tem a dimensão de 105 x 68 m e está coberto por uma variedade de grama adequada ao clima tropical, a Bermuda Celebration.

A nova arena reúne 62.160 assentos – todos cobertos – e conta com 98 camarotes, além de lounges com instalações exclusivas. Outra novidade é o restaurante panorâmico em um espaço de 1.160 m², com capacidade para 370 pessoas. Os jornalistas terão área exclusiva que atende 388 profissionais, com 160 estações de trabalho.

Uma área comercial de mais de 7,5 mil m² terá até 47 lojas. Além disso, 58 bares e lanchonetes estarão espalhados por todos os setores. O tradicional “Tropeirão” será item obrigatório no cardápio, garantiu o diretor-presidente do Consórcio Minas Arena, Ricardo Barra. Perto dos bares, televisores garantem que o torcedor não perca um lance da partida. Cinquenta e quatro banheiros vão atender o público em geral, 15 são destinados às áreas de hospitalidade e dez estão na área externa, totalizando 79.

Copa das Confederações

A arena da capital mineira receberá três jogos da Copa das Confederações 2013 e seis do Mundial de 2014. Na Copa das Confederações, são duas partidas pela primeira fase e uma das semifinais. A bola rola pela primeira vez em 17 de junho, uma segunda-feira, às 16h, para um duelo da primeira rodada do Grupo B.

O segundo duelo para a arena será em 22 de junho, um sábado, às 16h, uma partida pela rodada decisiva do Grupo A, o da seleção brasileira. Belo Horizonte receberá, ainda, uma das semifinais da competição. Assim, se o Brasil conseguir se qualificar como primeiro de seu grupo, estará em campo no Mineirão em 26 de junho, uma quarta-feira, contra o segundo colocado do Grupo B. O jogo será a partir das 16h.

A definição das chaves da Copa das Confederações será em 1º de dezembro, em São Paulo. Já estão qualificados para o evento, além do Brasil, outros três campeões mundiais: Espanha, Itália e Uruguai. Somam-se a eles Japão, Taiti e México. O último participante será definido na Copa Africana de Nações, que será disputada em janeiro e fevereiro de 2013. A venda oficial de ingressos terá início em 3 de dezembro.

Read more Novo Mineirão Saiba mais sobre o novo estádio reinaugurado