Novo Mineirão é aberto ao público e surpreende visitantes

Em uma visita emocionante, os torcedores mataram saudade e também puderam conhecer, pela primeira vez, o maior palco do futebol em Minas. Estudante Rafael Batista (foto), de 19 anos, fico surpreso com o novo estádio do Mineirão.

Saiba mais sobre o novo estádio do Mineirão

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — Hinos de torcida, muita alegria e o retorno de jovens, idosos e famílias inteiras ao estádio. É assim que ficou marcado o reencontro e também a primeira vez de milhares de torcedores e amantes do futebol, nesta sexta-feira (21), com o novo Mineirão. Os ingressos trocados resultaram em 20 toneladas de alimentos, que serão enviados a instituições sociais ligadas ao Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Além dos ex-jogadores e das autoridades que participaram da entrega do estádio, torcedores de diversos cantos do Estado trocaram alimento não perecível por uma entrada para conhecer o Mineirão depois da reforma e também assistir ao show da banda mineira Jota Quest, que encerrou a festa.

Leandro Almeida é um dos que trouxe toda a família para conhecer o estádio. Acompanhado da esposa Aline Almeida e da filha Ana Bela, de apenas seis meses, Leandro se disse impressionado com o que viu.

“Não conhecíamos o Mineirão, mas planejamos esse passeio, já que moramos na cidade há um tempo. Nós, moradores de Belo Horizonte, temos esse grande privilégio de termos na cidade um estádio tão grandioso, tão maravilhoso. Eu gostei do ambiente de alegria, de festa, de torcida. Eu me imagino por muitos e muitos anos trazendo a minha filha Ana Bela aqui e seria um sonho se ela entrasse de mascote em algum jogo, em algum clássico”, destacou o pai de família, que é natural do estado do Rio de Janeiro.

Outro amante do futebol e que trouxe toda a família para conhecer o estádio foi Dirlei Frederico da Silva. Junto com a esposa Vânia e as filhas Juliane, 12 anos, e Laís, 16 anos, Dirlei destacou que a ideia é vir ao primeiro jogo que tiver no estádio. “A minha família toda gosta de esporte. O estádio faz o nosso coração bater mais forte por Minas, já que é uma marca registrada do Estado”, disse o carioca, que com a família adotou Belo Horizonte há oito anos.

Matando saudade

Tarcísio Ribeiro da Silva, 78 anos, é um dos privilegiados que teve a oportunidade de estar na inauguração do estádio em 1965. De acordo com ele, voltar ao Mineirão foi maravilhoso. “O estádio ficou algo de primeiro mundo. Não me lembro de muita coisa da inauguração em 1965, pois estava muito cheio. Mas o Novo Mineirão ficou muito bom”, afirmou Tarcísio, feliz por participar de dois momentos tão importantes da principal casa do futebol mineiro.

Com 10 anos, Gabriel dos Santos veio de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, para matar a saudade do estádio. Atleticano, o jovem não vê a hora de ver o seu time jogar no Mineirão e falou sobre a oportunidade de fazer um programa tão especial. “Vir ao Mineirão foi muito mais do que um presente de Natal. Foi muito bom ver a torcida no estádio, que ficou muito melhor”, disse.

Lorena Vitória, de 17 anos, junto com a irmã Thaís Roberta, também veio matar saudade do Mineirão. “Sempre vínhamos ao estádio, porque gostamos muito de futebol. Achamos muito importante a melhora do Mineirão, ficou muito bonito e é o que eu esperava”, destacou a jovem moradora de Belo Horizonte.

Sônia Botelho, de 55 anos, também estava entre os cerca de 20 mil torcedores que visitaram o Mineirão, neste primeiro dia. A bancária destacou o conforto proporcionado ao torcedor. “O Mineirão ficou muito bonito. Os assentos ficaram ótimos, muito espaçosos, as pernas não encostam mais nas cadeiras da frente, está muito confortável, dá para passar entre as fileiras sem atrapalhar os outros”, afirmou.

A proximidade com o gramado também foi destacada pelo estudante Rafael Batista, de 19 anos. “A última vez que estive aqui foi em 2009, e o Mineirão ficou surpreendente com essa reforma, que superou todas as expectativas. Está bem melhor para ver o campo, o torcedor está bem mais perto do gramado, e está tudo mais organizado”, afirmou.

Mais visitas

Neste sábado (22) e domingo (23), mais torcedores poderão conhecer e também matar saudade do estádio. Até essa sexta-feira (21), cerca de 10 mil ingressos, para cada dia, já tinham sido trocados.

Presidente da Fifa elogia o novo Mineirão

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, por meio de mensagem de vídeo, transmitida no telão do novo Mineirão, ressaltou que está feliz por ver essa “bela arena entregue conforme o cronograma”. Mesmo longe, o dirigente promete acompanhar de perto toda a solenidade.

O dirigente da entidade máxima do futebol lamentou não poder estar em Belo Horizonte, comparecer à cerimônia e “aproveitar a famosa hospitalidade mineira”.

No vídeo, Joseph Blatter se refere ao Minierão como “querido estádio” e como “uma das mais belas arenas das Copas das Confederações.” Além deste torneio, o estádio também receberá seis jogos da Copa do Mundo 2014.

Blatter ainda destacou que está será a segunda vez que Belo Horizonte receberá o maior torneio de futebol do mundo. Em 1950, o Estádio Independência foi palco de memoráveis jogos.

O governador Antonio Anastasia, acompanhado pela presidente Dilma Rousseff, entregou o novo Mineirão. Antes da solenidade, cumprimentaram os convidados e puderam ver toda a estrutura de uma das mais modernas arenas multiuso do mundo.

Read more Novo Mineirão é aberto ao público e surpreende visitantes