Notícias MG

Inscrições abertas para 15º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Festival Curtas

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — Estão abertas as inscrições para o 15º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (Festcurtas BH), que poderão ser feitas entre este segunda-feira, dia 25 de março, e o dia 7 de junho. Os interessados poderão inscrever, gratuitamente, curtas-metragens finalizados em 2012 e em 2013, pelo site shortfilmdepot.com

O resultado da seleção dos filmes que serão exibidos no festival será divulgado no dia 5 de agosto no site festcurtasbh.com.br

O festival acontece entre 20 e 29 de setembro deste ano, no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, ambos no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). A programação será composta por mostras competitivas e programas especiais. O festival prevê a concessão de prêmios pelo júri oficial e pelo júri popular.

O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte visa difundir a produção de curtas-metragens, além de contribuir para a reflexão sobre os filmes apresentados. De acordo com o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini, o festival incentiva o intercâmbio entre a produção brasileira e a estrangeira. “Somente no ano passado, tivemos mais de 2.300 curtas inscritos, vindos de 86 países. Foram exibidos cerca de 170 filmes para mais de 4 mil pessoas em dez dias de mostra”, pontuou.

Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros, exceto filmes publicitários ou institucionais finalizados em película 35mm, 16mm ou em qualquer formato digital. Uma comissão formada por oito a dez membros titulares e três membros suplentes, indicados pela Fundação Clóvis Salgado, será responsável por selecionar os curtas-metragens que participarão do festival.

A curadoria será feita em duas etapas. Na primeira, a comissão selecionará cerca de cem curtas para compor as mostras competitivas e especiais. Em outro momento, durante o festival, as produções serão submetidas à apreciação de um júri de especialistas e outro formado pelo público.

Read more Inscrições abertas para 15º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Tagged , , ,