Notícias MG

Gustavo Maia abre série de exposições de artistas selecionados pelo projeto Mostras BDMG

Mostra Gustavo Maia

 

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — A partir deste mês, o BDMG Cultural dará início às exposições dos artistas selecionados pelo projeto Mostras BDMG, voltado para as artes plásticas. O primeiro a apresentar seu trabalho será Gustavo Maia, com a exposição “Geometria Encontrada”. Imagens do cotidiano, como palavras cruzadas e telas de computador, alteradas por cores que evidenciam suas estruturas geométricas, poderão ser vistas de 18 de abril a 12 de maio, diariamente, de 10h às 18h, na galeria de arte do BDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes – Belo Horizonte). O acesso é gratuito.

Pintadas em acrílico sobre tela, as obras do artista, em pequenos e médios formatos, associam imagens rotineiras ao rigor matemático e à simplificação da forma, preservando os indícios de suas origens. As referências textuais e contextuais das fontes iniciais são removidas e substituídas por traços herdados pelo alto modernismo e pelo mundo geometrizado do design industrial.

Gustavo Maia é belo-horizontino e se graduou em Publicidade pela UNI–BH. Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, participou do Programa Independente da Escola São Paulo (Piesp), em 2010. Integrou exposições coletivas na Galeria da Cemig, no 7º Salão de Arte do Sesc Amapá e na 11ª Bienal do Recôncavo e no Centro Cultural da UFMG. Individualmente, apresentou seus trabalhos no Palácio das Artes, no Museu Histórico de Santa Catarina, na Galeria Carminha Macedo, na V&M do Brasil e, recentemente, no Museu Inimá de Paula. Em parceria com o artista Manuel Carvalho, Gustavo foi finalista do prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, na categoria pintura, em 2011.

 

Tagged , , , ,