Notícias MG

Governo de Minas recebe comitiva do Japão para promover políticas de cooperação

Viagem faz parte das celebrações dos 40 anos de irmandade com a província de Yamanashi. Secretário Gustavo Magalhães recebe Comitiva de Yamanashi. Encontro sobre risco de desastres marcou a agenda da comitiva.

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — Uma comitiva da província japonesa de Yamanashi está em Belo Horizonte para manter contato com setores do Governo de Minas Gerais. O objetivo da visita é reforçar os laços de irmandade entre as duas regiões e estabelecer políticas para cooperação. A visita faz parte da celebração da assinatura pelo Estado do primeiro acordo cooperação internacional, em 1973.

Também integram a comitiva representantes da província de Aichi, que participaram na sexta-feira (15) do Seminário Internacional Brasil / Japão para a Gestão de Desastres, no Expominas. Cerca de 400 pessoas participaram do encontro. O evento, organizado pelo Gabinete Militar do Governador, também faz parte do calendário de ações em comemoração ao seu aniversário de 50 anos.

Para o secretário-geral da Governadoria, Gustavo Magalhães, o encontro com a comitiva é sempre motivo de celebração. “É uma satisfação enorme receber nossos irmãos de Yamanashi. Nosso acordo é o mais antigo e, por isso, temos que buscar diversificar as áreas de cooperação”, afirmou.

O diretor de Relações Internacionais de Yamanashi, Hiroshi Sano, disse contar com o Governo de Minas para intensificar e diversificar a relação entre as duas regiões. “Fizemos 40 anos de história de cooperação e queremos construir mais 40”, completa.

O evento no Expominas teve como objetivo estreitar as relações entre a Defesa Civil de Minas Gerais e grupos especializados em desastres naturais de Aichi para o fomento da gestão de risco, além de capacitar os integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e a Sociedade Civil, principalmente para a prevenção, mitigação e preparação para desastres.

“Minas é o único Estado do Brasil que possui todos os registros de desastres. Chuva, estiagem, incêndios florestais, terremotos, entre outros, por isto devemos buscar conhecimento para aprimorar nossas ações em defesa civil. Faz parte da cultura Japonesa a prevenção para o desastre e é isto que devemos aprender aqui”, afirmou o chefe do Gabinete Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luís Carlos Dias Martins.

Para a professora e conferencista da Universidade de Nagoya, Hiroko Kondo, um dos aspectos importantes é ensinar as crianças a se prevenir de qualquer desastre. “Elas vivem no risco, até porque são crianças, são indefesas. De forma lúdica, ensinamos as crianças o que fazer em caso de acidentes. Além disto, no Japão, é comum em grandes calamidades a própria população se ajudar e se proteger. Assim, não precisam esperar o poder público e sabem o que fazer na hora de um terremoto, por exemplo, diminuindo, inclusive, o número de vitimas”, afirmou a palestrante.

Durante o encerramento, o coronel Martins disse esperar que estes exemplos sejam integrados às ações de defesa civil dos municípios. “Sei que com o que aprenderam aqui é possível melhorar ainda mais suas coordenadorias municipais de Defesa Civil”, declarou.

O evento foi promovido em parceria com o Consulado Geral do Japão em Belo Horizonte, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria do Governo de Minas Gerais.

Cooperação com o Japão

Dentre as ações do Acordo de Irmandade com o Japão, destaca-se ainda o programa LGOTP – Local Government Officials Training Program, que consiste em uma bolsa de estágio técnico anual (duração de seis a oito meses), no qual um servidor público de Minas é alocado em uma unidade administrativa do governo daquela província.

Nesta semana, os representantes de Aichi farão uma visita a Montes Claros, no Norte de Minas, onde terão a oportunidade de discutir possíveis parcerias entre a Unimontes e a Universidade de Nagoya, principal instituição de ensino da província.

Leia também:

Unimontes recebe missão japonesa para seminário sobre tremores de terra

Read more Governo de Minas recebe comitiva do Japão para promover políticas de cooperação

Tagged , , ,