80 anos da Rádio Inconfidência é tema de palestra

Primeiro Microfone da Rádio Inconfidência

80 Anos: Primeiro Microfone da Rádio Inconfidência

 

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — A Academia Mineira de Letras promoveu na quinta-feira (24), a palestra “Nos 80 Anos da Rádio Inconfidência”, com o presidente da emissora, Flávio Henrique, e o Diretor Artístico, Elias Santos. A conferência faz parte do programa Universidade Livre.

A Rádio Inconfidência foi fundada em 3 de setembro de 1936 com a função de integrar o Estado de Minas Gerais numa época em que a comunicação entre as cidades era muito difícil. Seu primeiro slogan foi “A voz de Minas para toda a América”.

O programa “A Hora do Fazendeiro”, voltado para os produtores mineiros, é considerado um dos mais antigos e tradicionais programa de rádio do mundo e ainda é veiculado ao vivo e diariamente.

Em 1938, com grande interesse em manter uma programação variada, a Inconfidência foi a primeira emissora de Minas Gerais – e acredita-se que do Brasil – a transmitir, de outro país, uma Copa do Mundo de Futebol.

A partir da década de 1940, iniciou a transmissão das radionovelas e os programas de auditório ao vivo, com as inesquecíveis orquestras e nomes consagrados do cenário musical brasileiro, como Orlando Silva, Carmem Miranda e Nelson Gonçalves.

Em 2009, a rádio foi eleita a melhor do Brasil, vencedora do Prêmio Mídia do Ano em Comunicação Empresarial (Categoria Rádio) pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Em 2014, foi lançado o livro “O Gigante do Ar – A história da Rádio Inconfidência narrada por Ricardo Parreiras e convidados”.

Serviço:

www.inconfidencia.com.br

http://inconfidencia.mg.gov.br

Esta entrada foi publicada em Eventos, Notícias BH e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.